INFANTIL

GENTE NOSSA E COLÉGIO PALMARES

Filosofia Educacional

"O Colégio Palmares prioriza o envolvimento emocional e afetivo e estimula um comportamento positivo em relação ao estudo, à vida. O currículo é abrangente e os programas são completos. Foca-se o futuro: o jovem pode construir qualquer carreira."

Zilda Zerbini Toscano
Diretora

I. Princípios

1. Afetividade – É importante que a criança e o adolescente se sintam bem e felizes. Desde a fundação, em 1975, adotamos a psicologia de Carl Rogers, que usa a empatia para o desenvolvimento da personalidade.
Mantemos um clima de comunicação e camaradagem entre alunos, coordenadores, professores e funcionários da escola.

2. Consciência moral – Cuidamos para que os alunos sejam centrados e seguros do que podem e do que não podem fazer. A formação moral, a ética e a transparência mantêm o ambiente saudável. Para isso, temos Filosofia para os maiores e Vida Prática para os pequenos.

3. Desenvolvimento intelectual – É o forte do Colégio, já que procuramos a formação básica ampla, abrangendo muitas matérias, de forma que o aluno possa ter segurança para qualquer escolha no curso superior.

Grade Escolar

1. Maternal – Gente Nossa
de 1 ano e meio até 5 anos, meio período ou período integral

A escola tem quadras cobertas, pátios, quarto de descanso, ateliê, refeitórios e salas climatizadas. As aulas têm 35 minutos de duração, são dinâmicas e têm conteúdo. Naturalmente, a oralidade prevalece e as crianças aprendem muito.

Currículo

Os alunos recebem monitoramento psicopedagógico que envolve uma programação diversificada e enriquecedora em estímulos lúdicos e cognitivos, com atividades que englobam:

- Linguagem Oral e Escrita (Hora da Poesia, Contos e Lendas);
- Questões Lógico-matemáticas; de Estudos Sociais, Ciências e Atualidades;
- Questões Lúdico-formativas (Artes Plásticas, Música, Teatro, Vida Prática, Informática, Culinária, Expressão Corporal e Inglês);
- Ginástica Corporal e Postural, Natação e de Educação, priorizando a discussão de valores ligados à cidadania, desenvolvendo na criança uma postura crítica sobre o agir humano (Filosofia).

Os alunos novos participam de uma adaptação (gradativa) que respeita seus diferentes momentos:

1º - ambientar-se ao espaço físico;
2° - sentir-se protegido e amado;
3° - integrar-se ao grupo;
4° - interagir com os amigos.