Coral Julice Boulangere - 30/09
    Palestra - Professor Dr. João Pedro Athayde Marcondes de André
    Palestra com o Professor Dr. João Pedro Athayde Marcondes de André para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
    III Festival de Bandas do Colégio Palmares
    No último sábado, 23 de setembro, tivemos o III Festival de Bandas do Colégio Palmares. Confira as fotos do evento!
    Último Encontro - Processo de Ingresso 2018
    Inscrições abertas! Poderão ser feitas no site ou na secretaria do Colégio. Mais informações pelo telefone: (11) 3037-2555.
    Estudo do Meio às Cidades Históricas de Minas Gerais
    START - ESPAÇO DO PENSAMENTO CRIATIVO

Biblioteca Palmares

A biblioteca escolar, além de propiciar o desenvolvimento da leitura e disseminar a informação, deve integrar-se à sala de aula, realizando atividades que despertem o interesse dos alunos por livros e pela leitura de seus textos.

No Palmares, funciona como um centro disseminador de informações, voltado ao desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do lazer, por meio do estímulo e acesso à leitura. Caracteriza-se como um espaço de acesso à informação, troca de experiências e produção de informação, cultura, criatividade e conhecimento.

O Colégio mantém um rico acervo composto por livros, DVDs, CD-ROMs, periódicos (revistas, jornais e gibis) e mapas. São mais de 22.000 títulos e mais de 1.000 DVDs educacionais. As obras são selecionadas com antecedência, a fim de atender ao projeto pedagógico da escola e à faixa etária de seu público. Sua atualização é feita constantemente por meio da aquisição de novidades do mercado editorial nas áreas infantil, juvenil, pedagógica e educacional.

A equipe é constituída por profissionais integrados à dinâmica escolar, treinados para orientar os usuários em suas pesquisas e na seleção de obras para leitura, informando-os sobre qual tipo de literatura é indicada para seu perfil e faixa etária, respeitando as diferenças, os interesses individuais e a linha pedagógica adotada pela escola.

A biblioteca Palmares destina-se ao uso dos alunos, professores e funcionários.

De segunda a sexta, das 7h às 17h30m.

Bibliotecária responsável

Danielle Gouvea

Tel.: 3037-2555

E-mail: biblioteca@colegiopalmaresdigital.com

Além do acervo e das instalações, a Biblioteca Palmares oferece:

1.       Empréstimo de materiais para alunos, docentes e funcionários;

2.       Consulta local livre aos materiais do acervo;

3.       Orientação no desenvolvimento de pesquisa escolar

INSCRIÇÃO

Alunos, professores e funcionários do Palmares estão automaticamente inscritos na biblioteca.

EMPRÉSTIMOS

·         O empréstimo de material é permitido apenas aos usuários inscritos na biblioteca, respeitando as condições da tabela abaixo.

·         No ato do empréstimo, o usuário é informado sobre as datas de devolução e deverá se responsabilizar pelo material e prazo estipulado.

·         Revistas da semana ou do mês corrente não são emprestadas. Apenas podem ser retirados exemplares das semanas ou meses anteriores.

·         Obras de referência (enciclopédias, atlas e dicionários) são materiais para consulta e não são emprestados (exceto para uso em sala, durante o horário de aula e, nesses casos, a data de devolução do material será para o mesmo dia da retirada).

·         O usuário não pode retirar mais de uma obra do mesmo título (com exceção dos professores, que podem retirar obras iguais para uso em sala de aula).

·         O usuário pode fazer reserva de obras que estão emprestadas. Nesse caso, a obra fica à disposição por 2 dias após a data prevista para devolução. Não é possível pedir reserva de uma obra que esteja em seu próprio poder;

·         O usuário pode renovar o empréstimo de uma obra desde que ela não esteja reservada. As renovações devem ser feitas pessoalmente e até o dia estipulado para devolução.

CONDIÇÕES DE EMPRÉSTIMO

Alunos do Pré I, Pré II, 1º Ano e Fund. I

1

1

Professores, Coordenadores e Diretores

Dias

10

30

30

CD-ROM

DVD

Funcionários

Dias

CD-ROM

DVD

15

Obs: Outros materiais como dicionários, atlas, enciclopédias, guias, somente para consulta na biblioteca ou utilização na sala de aula.

RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO

·         O usuário é responsável pelas obras em seu poder e deve devolvê-las no prazo estipulado;

·         É fundamental zelar pela preservação do patrimônio físico da biblioteca (móveis, livros e outros);

·         Para oferecer um ambiente adequado a todos os usuários, o bom comportamento e o silêncio devem ser mantidos;

·         Não é permitido consumir ou portar alimentos nem utilizar telefones celulares nas instalações da biblioteca;

·         Ao utilizar a biblioteca, deve-se cooperar com outros usuários e funcionários do Colégio Palmares, a fim de que se mantenha um bom clima e que todos possam desenvolver, com harmonia, suas pesquisas, leituras e trabalhos;

·         Títulos danificados ou extraviados devem ser substituídos pelo usuário por igual obra ou valor correspondente, mediante aprovação da coordenação da biblioteca

Todo usuário em débito com a biblioteca (atraso ou extravio de livros) ficará impedido de usufruir do serviço de empréstimo domiciliar;

·         Todo e qualquer usuário que, por qualquer motivo, vier a se afastar temporária ou definitivamente do Colégio Palmares, deverá prestar contas à biblioteca do material que esteja ainda sob sua responsabilidade;

·         Usuários com títulos em atraso há mais de 90 dias, que não prestarem contas à biblioteca, deverão fazer a reposição do material;

·       É vetada a retirada de quaisquer materiais em nome de outro inscrito. A biblioteca não é responsável por empréstimos paralelos, desobrigando-se de resolver os problemas gerados por essa prática.