• Coral Julice Boulangere - 30/09
    Coral Julice Boulangere - 30/09
    Saiba Mais
  • Palestra - Professor Dr. João Pedro Athayde Marcondes de André
    Palestra - Professor Dr. João Pedro Athayde Marcondes de André
    Palestra com o Professor Dr. João Pedro Athayde Marcondes de André para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
    Saiba Mais
  • III Festival de Bandas do Colégio Palmares
    III Festival de Bandas do Colégio Palmares
    No último sábado, 23 de setembro, tivemos o III Festival de Bandas do Colégio Palmares. Confira as fotos do evento!
    Saiba Mais
  • Último Encontro - Processo de Ingresso 2018
    Último Encontro - Processo de Ingresso 2018
    Inscrições abertas! Poderão ser feitas no site ou na secretaria do Colégio. Mais informações pelo telefone: (11) 3037-2555.
    Saiba Mais
  • Estudo do Meio às Cidades Históricas de Minas Gerais
    Estudo do Meio às Cidades Históricas de Minas Gerais
    Saiba Mais
  • START - ESPAÇO DO PENSAMENTO CRIATIVO
    START - ESPAÇO DO PENSAMENTO CRIATIVO
    Saiba Mais

BIBLIOTECA


 

 

 

Biblioteca Palmares

A biblioteca escolar, além de propiciar o desenvolvimento da leitura e disseminar a informação, deve integrar-se à sala de aula, realizando atividades que despertem o interesse dos alunos por livros e pela leitura de seus textos.

No Palmares, funciona como um centro disseminador de informações, voltado ao desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do lazer, por meio do estímulo e acesso à leitura. Caracteriza-se como um espaço de acesso à informação, troca de experiências e produção de informação, cultura, criatividade e conhecimento.

O Colégio mantém um rico acervo composto por livros, DVDs, CD-ROMs, periódicos (revistas, jornais e gibis) e mapas. São mais de 22.000 títulos e mais de 1.000 DVDs educacionais. As obras são selecionadas com antecedência, a fim de atender ao projeto pedagógico da escola e à faixa etária de seu público. Sua atualização é feita constantemente por meio da aquisição de novidades do mercado editorial nas áreas infantil, juvenil, pedagógica e educacional.

A equipe é constituída por profissionais integrados à dinâmica escolar, treinados para orientar os usuários em suas pesquisas e na seleção de obras para leitura, informando-os sobre qual tipo de literatura é indicada para seu perfil e faixa etária, respeitando as diferenças, os interesses individuais e a linha pedagógica adotada pela escola.

A biblioteca Palmares destina-se ao uso dos alunos, professores e funcionários.

 

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta, das 7h às 17h30m.

 

Bibliotecária responsável

Danielle Gouvea

 

Contato

Tel.: 3037-2555

E-mail: biblioteca@colegiopalmaresdigital.com

 

SERVIÇOS

Além do acervo e das instalações, a Biblioteca Palmares oferece:

1.       Empréstimo de materiais para alunos, docentes e funcionários;

2.       Consulta local livre aos materiais do acervo;

3.       Orientação no desenvolvimento de pesquisa escolar

 

INSCRIÇÃO

Alunos, professores e funcionários do Palmares estão automaticamente inscritos na biblioteca.

 

EMPRÉSTIMOS

·         O empréstimo de material é permitido apenas aos usuários inscritos na biblioteca, respeitando as condições da tabela abaixo.

·         No ato do empréstimo, o usuário é informado sobre as datas de devolução e deverá se responsabilizar pelo material e prazo estipulado.

·         Revistas da semana ou do mês corrente não são emprestadas. Apenas podem ser retirados exemplares das semanas ou meses anteriores.

·         Obras de referência (enciclopédias, atlas e dicionários) são materiais para consulta e não são emprestados (exceto para uso em sala, durante o horário de aula e, nesses casos, a data de devolução do material será para o mesmo dia da retirada).

·         O usuário não pode retirar mais de uma obra do mesmo título (com exceção dos professores, que podem retirar obras iguais para uso em sala de aula).

·         O usuário pode fazer reserva de obras que estão emprestadas. Nesse caso, a obra fica à disposição por 2 dias após a data prevista para devolução. Não é possível pedir reserva de uma obra que esteja em seu próprio poder;

·         O usuário pode renovar o empréstimo de uma obra desde que ela não esteja reservada. As renovações devem ser feitas pessoalmente e até o dia estipulado para devolução.

 

CONDIÇÕES DE EMPRÉSTIMO

Tipo de material

Alunos do Pré I, Pré II, 1º Ano e Fund. I

Quantidade

Livro

1

Revista

1

 

Tipo de material

Professores, Coordenadores e Diretores

Quantidade

Dias

Livro

10

30

Revista

5

30

CD-ROM

5

15

DVD

5

15

 

Tipo de material

Funcionários

Quantidade

Dias

Livro

3

15

Revista

3

15

CD-ROM

3

15

DVD

3

15

Obs: Outros materiais como dicionários, atlas, enciclopédias, guias, somente para consulta na biblioteca ou utilização na sala de aula.

RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO

·         O usuário é responsável pelas obras em seu poder e deve devolvê-las no prazo estipulado;

·         É fundamental zelar pela preservação do patrimônio físico da biblioteca (móveis, livros e outros);

·         Para oferecer um ambiente adequado a todos os usuários, o bom comportamento e o silêncio devem ser mantidos;

·         Não é permitido consumir ou portar alimentos nem utilizar telefones celulares nas instalações da biblioteca;

·         Ao utilizar a biblioteca, deve-se cooperar com outros usuários e funcionários do Colégio Palmares, a fim de que se mantenha um bom clima e que todos possam desenvolver, com harmonia, suas pesquisas, leituras e trabalhos;

·         Títulos danificados ou extraviados devem ser substituídos pelo usuário por igual obra ou valor correspondente, mediante aprovação da coordenação da biblioteca

          Todo usuário em débito com a biblioteca (atraso ou extravio de livros) ficará impedido de usufruir do serviço de empréstimo domiciliar;

·         Todo e qualquer usuário que, por qualquer motivo, vier a se afastar temporária ou definitivamente do Colégio Palmares, deverá prestar contas à biblioteca do material que esteja ainda sob sua responsabilidade; 

·         Usuários com títulos em atraso há mais de 90 dias, que não prestarem contas à biblioteca, deverão fazer a reposição do material;

·       É vetada a retirada de quaisquer materiais em nome de outro inscrito. A biblioteca não é responsável por empréstimos paralelos, desobrigando-se de resolver os problemas gerados por essa prática.