Coral Julice Boulangere - 30/09
    Palestra - Professor Dr. João Pedro Athayde Marcondes de André
    Palestra com o Professor Dr. João Pedro Athayde Marcondes de André para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
    III Festival de Bandas do Colégio Palmares
    No último sábado, 23 de setembro, tivemos o III Festival de Bandas do Colégio Palmares. Confira as fotos do evento!
    Processo de Ingresso 2018
    Inscrições encerradas. Mais informações pelo telefone: (11) 3037-2555.
    Estudo do Meio às Cidades Históricas de Minas Gerais

A exposição “África por nossos olhos” traz lindas máscaras confeccionadas pelos alunos dos 3os Anos.

A máscara, para os africanos, representa um disfarce místico, com o qual podem absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doenças, em rituais fúnebres, casamentos, nascimentos e rituais de entretenimento. Geralmente são os homens que dançam mascarados e quem a veste incorpora o ser que ela representa. A função das máscaras, juntamente com os trajes sagrados, é fixar a atenção de todos na energia de um espírito ligado às forças da natureza.

O trabalho teve início após a leitura da obra “Cartas de uma girafa chamada José”, de Megumi Iwasa, que tinha como tema as savanas africanas. O livro conta a história de José, uma girafa solitária que morava na África e vivia entediada porque não tinha amigos e nem muito que fazer. Um dia, José escreveu uma carta e pediu que o pelicano a entregasse ao primeiro animal que encontrasse "do outro lado do horizonte". E assim, outros animais foram entrando na sua história e seu tédio foi passando, passando...

A atividade será complementada com a apresentação de uma linha do tempo da história de Nelson Mandela, elaborada pelos alunos dos 4ºs Anos e baseada na obraMandela, o africano de todas as cores”, de Alain Serres.