A exposição “África por nossos olhos” traz lindas máscaras confeccionadas pelos alunos dos 3os Anos.

A máscara, para os africanos, representa um disfarce místico, com o qual podem absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doenças, em rituais fúnebres, casamentos, nascimentos e rituais de entretenimento. Geralmente são os homens que dançam mascarados e quem a veste incorpora o ser que ela representa. A função das máscaras, juntamente com os trajes sagrados, é fixar a atenção de todos na energia de um espírito ligado às forças da natureza.

O trabalho teve início após a leitura da obra “Cartas de uma girafa chamada José”, de Megumi Iwasa, que tinha como tema as savanas africanas. O livro conta a história de José, uma girafa solitária que morava na África e vivia entediada porque não tinha amigos e nem muito que fazer. Um dia, José escreveu uma carta e pediu que o pelicano a entregasse ao primeiro animal que encontrasse "do outro lado do horizonte". E assim, outros animais foram entrando na sua história e seu tédio foi passando, passando...

A atividade será complementada com a apresentação de uma linha do tempo da história de Nelson Mandela, elaborada pelos alunos dos 4ºs Anos e baseada na obraMandela, o africano de todas as cores”, de Alain Serres.