Games e séries infanto-juvenis inspiram livro de aventura para crianças

Jovem autor, de apenas nove anos, diz que é importante ler livros em papel e que o hábito constante da leitura o habilitou a escrever

“Estou tirando essa história direto da minha cabeça, e está indo muito bem (...) você está lendo o livro de uma criança de 9 anos (...) Essa não será a melhor história do mundo, mas sim o melhor de mim”.

É com essa modéstia que João Pedro, ou simplesmente JP, descreve seu primeiro trabalho como autor. Ele tem nove anos e está publicando, pela editora Delicatta, Aventura Edição Diamante, um entrelaçado de histórias que mistura personagens de games e séries com outras do imaginário infantil. O livro reúne seis amigos, João Pedro e mais cinco alunos (Thomas, Leo, Thiago, Romão e Arthur Uvo) do Colégio Palmares, em São Paulo, em diversas situações fantásticas, que envolvem viagens, poderes mágicos e muito bom humor.

A narrativa do João Pedro é rica em criatividade e vocabulário. Isso porque ele é um leitor ávido. “Ler me ajudou muito a escrever”, conta ele, que também estuda música e artes marciais. O autor é fá da série Gravity Falls, da Disney, e do game Minecraft. Ambos são referência constante nas aventuras que trazem desafios como vencer dragões, eliminar Transparentes, salvar unicórnios e enfrentar bruxas e magos. Pedras magicas e cristais encantados complementam esse mundo paralelo criado por João Pedro.

Página a página, as histórias se desenrolam em cenários que vão de montanhas e florestas a cavernas, onde acontecem coisas estranhas como ataques de gula e alucinações com sushis gigantes. Entre estratégias para ganhar energia e armas superpoderosas, surgem alusões mais eruditas, como os Illuminati, e o musico italiano Renato Corosone.

As pessoas ficam muito presas na tecnologia

A decisão de escrever um livro veio porque, segundo João Pedro, as pessoas ficam muito presas na tecnologia. Ele resolveu dedicar-se a esse projeto com o apoio da família e da escola em que estuda. Disciplinado, escreveu diariamente até finalizar a obra, repleta de notas de rodapé explicativas e informações adicionais sobre os personagens do Gravity Falls e Minecraft mencionados no texto.

Feliz com o resultado, João Pedro Lazzarini lança Aventura Edição Diamante dia 12 de maio na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo e autografa na bienal do livro em agosto. Ele não sabe 100% se vai seguir com a carreira. ”Talvez 79%.”

Sobre João Pedro Lazzarini

O jovem autor nasceu em 27 de junho de 2008 em São Paulo. Morou no interior do Estado e nos Estados Unidos antes de retornar à capital, há dois anos, onde divide seu tempo entre o quinto ano do Colégio Palmares, aulas de música, xadrez e artes marciais.

João Pedro toca no piano as músicas de suas séries preferidas, mas também gosta do classic rock, sobretudo AC/DC. A mãe, Anna Claudia Lazzarini, conta que ele já leu uns 300 livros e está terminando de ler Wonder (R. J. PALACIO) no original em inglês, língua que JP fala com fluência.

Fã de heróis da Marvel, João Pedro também gosta de acompanhar youtubers como Dantdm, Thinknoodles, Thncya e IGP.

Lançamento

Aventura Edição Diamante