Proposta Pedagógica | Ensino Médio

Chegando ao Ensino Médio, a última etapa da Educação Básica, os alunos encontram novas responsabilidades e desafios em sua jornada acadêmica. Nessa fase, na qual consolidam o conhecimento adquirido ao longo da vida escolar, a escola exerce um papel fundamental na orientação dos estudos e no projeto de vida de cada estudante.

Vestibular

Durante o Ensino Médio, principalmente na 3ª série, os alunos realizam diversos simulados ao longo dos semestres, que os ajudam no desenvolvimento de suas potencialidades e na identificação dos aspectos a serem trabalhados, além de prepara-los  para os vestibulares.

Disciplinas

Com aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Sociologia, História, Geografia, Biologia, Inglês, Filosofia, Arte, Educação Física e Projeto, os alunos aprendem dentro e fora da sala de aula, explorando os diferentes espaços do Colégio, tais como Laboratórios, Ateliê de arte, sala multidisciplinar, entre outros. Além disso, a partir da 2ª série, os alunos têm a opção de participar de aulas eletivas nas áreas de conhecimento de seu interesse. Os materiais didáticos utilizados são explorados de forma aprofundada e os trabalhos desenvolvidos têm como foco as relações interpessoais, a valorização dos trabalhos em grupo, respeito às opiniões do outro, a rotina de estudos, as responsabilidades e as habilidades socioemocionais.

Projetos

Além da proposta pedagógica da grade curricular, os alunos do Ensino Médio podem participar de grandes projetos realizados pelo Colégio, tais como o Fórum FAAP (fórum de discussão estudantil com participantes de escolas de todo o Brasil), Feira de profissões, realizada pelo Palmares, Pensarte (Projeto de ação social do Colégio Palmares), Conectando Realidades (projeto pioneiro que utiliza a literatura para promover a integração e convívio entre alunos de escolas de diferentes realidades sociais por meio de trabalhos conjuntos), além de projetos específicos que ocorrem durante o ano, entre outros trabalhos que influenciam e preparam o estudante para a vida com uma formação completa e diversificada, abrangendo o lado educacional, social e profissional dos estudantes.

Acompanhamento e Orientação Pedagógica

O Colégio Palmares conta com uma equipe capacitada de orientadores educacionais que desempenham o papel de orientar e acompanhar os alunos de perto, não só em suas dificuldades de aprendizagem ou dúvidas pontuais, mas também em questões socioemocionais por meio de atendimentos individuais e humanizados.  Semanalmente, são realizadas reuniões pedagógicas da equipe de Orientação Educacional e das diferentes áreas, incluindo todos os professores para discussão dos trabalhos desenvolvidos e do dia a dia escolar.

Saídas Pedagógicas

As saídas pedagógicas acontecem regularmente com o objetivo de ampliar as visões de mundo dos alunos e propiciar experiências práticas que vão além do ambiente escolar. Nessa fase de reflexão sobre a carreira e a vida profissional, as saídas são pensadas a partir de temas que possam auxiliar e facilitar a rotina de estudos e a tomada de decisão dos estudantes. Para isso, realizamos visitas guiadas a diversas instituições de Ensino Superior, além de viagens internacionais em parceria com a BCI (Boston Cambridge Institute), que realiza programas focados na Ciência, Liderança e Empreendedorismo.

Estudos do Meio

Todos os anos, o Colégio Palmares realiza viagens pedagógicas de Estudo do Meio com os alunos do Ensino Médio para alguns lugares do Brasil. Nessas viagens, eles aprendem sobre a fauna, a flora, a geografia e a história da região. Discutem sobre o agronegócio, dialogam com ONG’s ambientalistas, refletem sobre o turismo sustentável, a depredação ambiental e algumas políticas públicas. Todas essas questões são de grande importância para o incentivo à preservação ambiental, a conscientização do respeito à diversidade cultural, o entendimento das PPP’s (Parcerias Público-Privadas), o aprofundamento de informações multidisciplinares e, também, pela possibilidade de uma convivência rica entre os estudantes em um ambiente diverso do escolar.

Horário de aula

As aulas regulares do Ensino Médio acontecem no período da manhã, das 7h às 13h20. Na 2ª série, há aula uma vez por semana no período da tarde, onde os alunos devem escolher cursos dentro das áreas do conhecimento. Por fim, na terceira série os alunos passam a ter aulas e atividades duas vezes por semana no período da tarde.

Processo de ingresso 2020

Data: 26/10, das 9h às 11h

O objetivo do Processo de ingresso 2020 é possibilitar que as famílias conheçam a proposta pedagógica, a equipe e a infraestrutura do Colégio Palmares.

Neste dia, serão realizadas dinâmicas de grupo e atividades avaliativas para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.

O diretor pedagógico fará uma apresentação institucional do Colégio às famílias e, logo em seguida, as coordenadoras responsáveis por cada segmento estarão presentes para acompanhar e apresentar as atividades da rotina escolar, os projetos educacionais e o ambiente da escola.

Para realizar as atividades avaliativas, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio deverão trazer caneta esfereográfica azul ou preta, lápis e borracha. Os estudantes de todas as séries também devem trazer a Declaração de Escolaridade (se houve escolarização anterior).

Faça a sua inscrição online clicando AQUI, ou para mais infomações, ligue: (11) 3181-7010.  As inscrições estarão disponíveis até o dia 23/10.

Venha conhecer o Colégio Palmares!