Agora, fora da escola tenho uma percepção muito diferente de quando ainda lá estava. Por mais que tivesse uma consciência da importância dela em minha vida, nada se compara à visão que tenho agora da qualidade da minha formação comparada aos meus colegas de faculdade.

Não podemos esquecer que educação é muito diferente de escolarização e, portanto, a construção de um caráter deve ser apenas complementado pela escola. No entanto, há algumas escolas que superam essa escolarização e atingem seus alunos quanto à sua educação e formação pessoal, são essas escolas que realmente deixam marcas na formação de indivíduos.

Claro que não existe uma escola perfeita, mas sim escolas pautadas em ideais, onde alguns irão se identificar mais e outros menos, esses que mais se identificarem com certeza muito aprenderão durante essa passagem.

Acredito que me identifiquei com o Colégio Palmares e muitas das experiências vividas hoje me servem de ferramenta para superar desafios, talvez essa seja a maior bagagem que podemos adquirir na escola.

Existia um clima de respeito muito forte, que nos aproximava de todos os que ali estavam, ocupando todos os cargos, isso gerava um ambiente muito familiar.

No Palmares, construí amizades que levarei para o resto de minha vida e conheci pessoas que me inspiraram a crescer humanamente e profissionalmente. A todos os funcionários, professores, mestres e educadores, meu muito obrigado.

Guilherme Torquato Fernandez

Turma 2014