Biblioteca Guimarães Rosa

Apresentação

A Biblioteca Escolar, além de propiciar o desenvolvimento da leitura e disseminar a informação, deve integrar-se à sala de aula, realizando atividades que despertem o interesse dos alunos por livros e pela leitura de seus textos.

Confira as fotos (Clique aqui).

A biblioteca do Colégio Palmares tem como principais objetivos:

• Inserção dos alunos nos acontecimentos significativos do cotidiano;
• valorizar a informação armazenada, assim como o seu próprio espaço físico;
• incentivar e despertar nos usuários o interesse e o gosto pela leitura;
• estimular  os alunos a utilizarem frequentemente a Biblioteca, tendo-a como um espaço de estudo, pesquisa e ampliação do conhecimento;
• leitura dos periódicos.

Público Alvo – Destina-se a alunos, funcionários e professores do colégio.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Bibliotecária responsável:
Danielle Nascimento

Tel.: 3037-2555
E-mail: biblioteca@colegiopalmares.com.br

Acervo
Compreende 22.000 títulos e exemplares de livros.
DVDteca,  Hemeroteca e Periódicos .

Algumas assinaturas de periódicos

Ciência Hoje das crianças

Revista Educação

Época

Geo Brasil

Isto É

Le Nouvel Observateur

National Geographic

Nova Escola

Professor Sassá

Veja

O Estado de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Globo

The Economist

Time

Regulamento
Inscrição – todos os alunos, funcionários e professores do Colégio Palmares podem retirar material bibliográfico.

Não é permitido falar em voz alta, comer e utilizar aparelhos sonoros no interior da biblioteca.

Empréstimo:
Alunos do Ensino Fundamental I – podem retirar 1 livro pelo período de 7dias;
Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – podem retirar até  2 livros pelo período de 7 dias;
Funcionários – podem retirar até 4 livros por 7 dias;
Professores – podem retirar até 5 livros pelo período de 15 dias;

• Os materias retirados podem ter seus empréstimos renovados até duas vezes, pelas bibliotecárias.

Os materiais de referência e periódicos serão utilizados apenas como consulta local.

Atrasos:
Os usuários que atrasarem a devolução do item receberão uma carta de cobrança. No caso de perda ou dano do material, será obrigatória a reposição. Se não for encontrado o mesmo ano e edição do livro, será feita a reposição do livro mais recente.

Projetos “Aula de Biblioteca”
Compartilhamos com os professores das diversas séries do Pré ao Fundamental I o uso da Biblioteca.

Pré-escola e 1º Ano
Os alunos da pré-escola visitam a biblioteca na última sexta-feira de cada mês.
Nesse dia, ouvem a história contada pelas bibliotecárias, desenvolvem uma atividade e levam um livro para casa, a ser devolvido na segunda-feira seguinte.

Hora do conto – 2ºs e 3ºs anos
Os alunos ouvem a história e participam de atividade elaborada pelas bibliotecárias, seguindo o mesmo procedimento da Pré-Escola e 1º Ano.

Compartilhando a leitura – 2ºs  e 3ºs anos
Esta é uma atividade durante a qual os alunos podem compartilhar, com a classe, o último livro lido ou um livro que de que mais gostou, destacando os principais aspectos que o levaram a eleger determinada obra como especial.

Conhecendo uma biblioteca pública – 4º ano
Os alunos são levados para conhecer a Biblioteca Monteiro Lobato, o que permite a familiarização com o dia-a-dia da biblioteca pública. Eles visitam o acervo, a gibiteca, ouvem uma história e têm um tempo para leitura de algum livro.

Escrevendo um livro – 5º ano
Nesta atividade, as bibliotecárias explicam, por meio de recurso audiovisual, as partes importantes de um livro, como: lombada, capa, contra-capa, entre outros.
Os alunos conhecem, também, como nasce a ideia de um livro para o autor e as etapas pelas quais o livro passa até a finalização da obra. Após essa explicação, eles assistem a um filme, condizente ao que foi explicado, criam sua história e a registram em seu próprio livro. Após essa aula, os livros são expostos na Biblioteca e armazenados no acervo.