Uma escola que se projeta para um mundo que se transforma
Fundado em 1975, o Colégio Palmares apresenta um projeto pedagógico que se destaca pela excelência acadêmica, priorizando não apenas o desempenho dos alunos, mas também seu bem-estar emocional.
Entre os pilares do nosso projeto pedagógico, destaca-se também o conhecimento em profundidade, a formação de repertório de mundo e uma atenção individualizada a cada estudante. O projeto visa o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e competência para a vida. Formamos alunos éticos e íntegros que de forma crítica propõem soluções aos ambientes que os cercam.
Nosso propósito é servir a poucos alunos com excelência.
“Nada há de mais caracteristicamente humano do que a capacidade de ter projetos. Nossos projetos nos
sustentam, sendo sustentados por uma arquitetura de valores socialmente acordados.”
Nílson Machado
O Colégio Palmares se constrói por meio de projetos e valores pautados em duas premissas máximas: o conhecimento em profundidade e a formação integral.
O corpo docente comprometido e atuante trabalha os saberes de maneira articulada e partilhada para construir significados num ambiente educativo permeado pelo diálogo e pela reflexão, de forma colaborativa, participativa e com avaliação contínua.
Isso leva a uma formação que privilegia os projetos pessoais dos estudantes. Para tanto, os conteúdos essencializados são trabalhados num currículo espiralado, com prioridades e sequências de ações sistematicamente avaliadas para que o estudante seja capaz de mobilizar conhecimentos, tecer significados e tomar decisões. Em diferentes espaços de formação, as aulas são planejadas com diversidade de estratégias e metodologias para que a escola se torne um ambiente de diálogo, participação e respeito.
“Nenhum valor floresce sem uma vivência efetiva, onde o discurso continuamente alimenta e qualifica as ações,
alimentando-se delas simbioticamente. A condição de uma tal simbiose é, com todas as letras, a integridade do professor.”
Professor Nílson Machado
Educar para a cidadania significa semear um conjunto de valores universais para incentivar a formação de cidadãos livres, responsáveis, autônomos e solidários, capazes de sentir em si as dores do mundo e de articular instrumentos que conciliem projetos individuais e coletivos.
Trata-se de respeitar o outro como diferente de mim: valorizar suas perspectivas, reconhecer a existência de cenários diferentes do meu, colocar-me em disponibilidade para me comunicar com ele, ainda que continuemos a falar línguas diferentes e alimentar projetos diferentes. A busca permanente pela comunicação e pelo diálogo nos torna efetivamente humanos.
Estabelece a busca por um ponto de equilíbrio entre os projetos de transformação e a manutenção dos valores fundamentais. Tal princípio promove a necessidade de mudanças e inovações, sem desconsiderar a importância da preservação dos princípios éticos e morais que norteiam a instituição.
Diretriz que busca aprimorar a atuação dos indivíduos no ambiente de trabalho, por meio da valorização da competência, da responsabilidade e do comprometimento.
Como garantia de abertura na negociação dos princípios e de proximidade entre duas dimensões fundadoras da ideia de logos – a da palavra e a da ação (coerência entre discurso e ação).
Todas as ações educacionais devem visar ao desenvolvimento das personalidades individuais, dos projetos pessoais de existência. A organização do trabalho escolar deve estar sempre a serviço do desenvolvimento integral do ser humano.
O caminho para o seu futuro começa agora. Inscrições do Processo de Ingresso aberto para novos alunos para 2025.
Colégio Palmares © 2024