Colégio Palmares

Uma escola que se projeta para um mundo que se transforma

O Colégio

O Colégio Palmares foi fundado em 1975 por educadoras atentas e comprometidas em construir um projeto educacional de qualidade, fundamentado em valores humanísticos e profundidade acadêmica que proporcionasse aos jovens uma inserção responsável às exigências da sociedade.

No Palmares atual, o essencial permanece e se fortalece por meio do equilíbrio entre a conservação de valores e conhecimentos junto a transformação e inovação de projetos, promovendo o constante diálogo entre passado, presente e futuro, formando estudantes preparados para a vida e para os seus desafios.

Nossos alunos e alunas são convidados a estar no mundo de maneira ativa, consciente, cidadã e cuidadosa, exercitando a criatividade, o questionamento, a curiosidade, a capacidade de observação, a habilidade da pesquisa e a da resolução de problemas.

O Projeto Pedagógico

“Nada há de mais caracteristicamente humano do que a capacidade de ter projetos. Nossos projetos nos
sustentam, sendo sustentados por uma arquitetura de valores socialmente acordados.”
Nílson Machado

Conhecimento em profundidade

O Colégio Palmares se constrói por meio de projetos e valores pautados em duas premissas máximas: o conhecimento em profundidade e a formação integral.

O corpo docente comprometido e atuante trabalha os saberes de maneira articulada e partilhada para construir significados num ambiente educativo permeado pelo diálogo e pela reflexão, de forma colaborativa, participativa e com avaliação contínua.

Isso leva a uma formação que privilegia os projetos pessoais dos estudantes. Para tanto, os conteúdos essencializados são trabalhados num currículo espiralado, com prioridades e sequências de ações sistematicamente avaliadas para que o estudante seja capaz de mobilizar conhecimentos, tecer significados e tomar decisões. Em diferentes espaços de formação, as aulas são planejadas com diversidade de estratégias e metodologias para que a escola se torne um ambiente de diálogo, participação e respeito.

Valores e Princípios

“Nenhum valor floresce sem uma vivência efetiva, onde o discurso continuamente alimenta e qualifica as ações,
 alimentando-se delas simbioticamente. A condição de uma tal simbiose é, com todas as letras, a integridade do professor.”

Professor Nílson Machado

Nossos
Princípios

• Cidadania

Educar para a cidadania significa semear um conjunto de valores universais para incentivar a formação de cidadãos livres, responsáveis, autônomos e solidários, capazes de sentir em si as dores do mundo e de articular instrumentos que conciliem projetos individuais e coletivos.

• Tolerância

Trata-se de respeitar o outro como diferente de mim: valorizar suas perspectivas, reconhecer a existência de cenários diferentes do meu, colocar-me em disponibilidade para me comunicar com ele, ainda que continuemos a falar línguas diferentes e alimentar projetos diferentes. A busca permanente pela comunicação e pelo diálogo nos torna efetivamente humanos.

• Equilíbrio

Estabelece a busca por um ponto de equilíbrio entre os projetos de transformação e a manutenção dos valores fundamentais. Tal princípio promove a necessidade de mudanças e inovações, sem desconsiderar a importância da preservação dos princípios éticos e morais que norteiam a instituição.

• o-profissional-colegio-palmares

Profissionalismo

Diretriz que busca aprimorar a atuação dos indivíduos no ambiente de trabalho, por meio da valorização da competência, da responsabilidade e do comprometimento.

• Integridade

Como garantia de abertura na negociação dos princípios e de proximidade entre duas dimensões fundadoras da ideia de logos – a da palavra e a da ação (coerência entre discurso e ação).

• Pessoalidade

Todas as ações educacionais devem visar ao desenvolvimento das personalidades individuais, dos projetos pessoais de existência. A organização do trabalho escolar deve estar sempre a serviço do desenvolvimento integral do ser humano.

Inscreva-se no
Processo de Ingresso 2024

O caminho para o seu futuro começa agora. Inscrições do Processo de Ingresso aberto para novos alunos para 2024.
  • Av. Pedroso de Morais, 1271 – Pinheiros

Nome Completo do Responsável*