Uma escola que se projeta para um mundo que se transforma
O Colégio
O Colégio Palmares foi fundado em 1975 por educadoras atentas e comprometidas em construir um projeto educacional de qualidade, fundamentado em valores humanísticos e profundidade acadêmica que proporcionasse aos jovens uma inserção responsável às exigências da sociedade.
No Palmares atual, o essencial permanece e se fortalece por meio do equilíbrio entre a conservação de valores e conhecimentos junto a transformação e inovação de projetos, promovendo o constante diálogo entre passado, presente e futuro, formando estudantes preparados para a vida e para os seus desafios.
Nossos alunos e alunas são convidados a estar no mundo de maneira ativa, consciente, cidadã e cuidadosa, exercitando a criatividade, o questionamento, a curiosidade, a capacidade de observação, a habilidade da pesquisa e a da resolução de problemas.
O Projeto Pedagógico
“Nada há de mais caracteristicamente humano do que a capacidade de ter projetos. Nossos projetos nos sustentam, sendo sustentados por uma arquitetura de valores socialmente acordados.” Nílson Machado
Conhecimento em profundidade
O Colégio Palmares se constrói por meio de projetos e valores pautados em duas premissas máximas: o conhecimento em profundidade e a formação integral.
O corpo docente comprometido e atuante trabalha os saberes de maneira articulada e partilhada para construir significados num ambiente educativo permeado pelo diálogo e pela reflexão, de forma colaborativa, participativa e com avaliação contínua.
Isso leva a uma formação que privilegia os projetos pessoais dos estudantes. Para tanto, os conteúdos essencializados são trabalhados num currículo espiralado, com prioridades e sequências de ações sistematicamente avaliadas para que o estudante seja capaz de mobilizar conhecimentos, tecer significados e tomar decisões. Em diferentes espaços de formação, as aulas são planejadas com diversidade de estratégias e metodologias para que a escola se torne um ambiente de diálogo, participação e respeito.
Valores e Princípios
“Nenhum valor floresce sem uma vivência efetiva, onde o discurso continuamente alimenta e qualifica as ações, alimentando-se delas simbioticamente. A condição de uma tal simbiose é, com todas as letras, a integridade do professor.”
Professor Nílson Machado
Nossos Princípios
Cidadania
Educar para a cidadania significa semear um conjunto de valores universais para incentivar a formação de cidadãos livres, responsáveis, autônomos e solidários, capazes de sentir em si as dores do mundo e de articular instrumentos que conciliem projetos individuais e coletivos.
Tolerância
Trata-se de respeitar o outro como diferente de mim: valorizar suas perspectivas, reconhecer a existência de cenários diferentes do meu, colocar-me em disponibilidade para me comunicar com ele, ainda que continuemos a falar línguas diferentes e alimentar projetos diferentes. A busca permanente pela comunicação e pelo diálogo nos torna efetivamente humanos.
Equilíbrio
Estabelece a busca por um ponto de equilíbrio entre os projetos de transformação e a manutenção dos valores fundamentais. Tal princípio promove a necessidade de mudanças e inovações, sem desconsiderar a importância da preservação dos princípios éticos e morais que norteiam a instituição.
Profissionalismo
Diretriz que busca aprimorar a atuação dos indivíduos no ambiente de trabalho, por meio da valorização da competência, da responsabilidade e do comprometimento.
Integridade
Como garantia de abertura na negociação dos princípios e de proximidade entre duas dimensões fundadoras da ideia de logos – a da palavra e a da ação (coerência entre discurso e ação).
Pessoalidade
Todas as ações educacionais devem visar ao desenvolvimento das personalidades individuais, dos projetos pessoais de existência. A organização do trabalho escolar deve estar sempre a serviço do desenvolvimento integral do ser humano.