Por meio da leitura, da escrita, do diálogo constante, da imaginação e da criatividade, o Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Palmares amplia,
aprofunda e sistematiza os processos de aquisição da aprendizagem iniciados nos primeiros anos. Amplia os conteúdos, aprofunda os processos
investigativos e criativos e sistematiza os registros individuais e coletivos a partir das experiências mediadas pelo concreto.
Os objetos de conhecimento são trabalhados em sua amplitude e especificidade, e parâmetros de relevância são estabelecidos para que o estudante
compreenda e articule o conhecimento, compartilhado por todos, em diferentes situações e espaços de aprendizagem norteados pelas relações de
reconhecimento e pertencimento.
A etapa de transição da infância para a adolescência é uma fase de maior capacidade de abstração e desenvolvimento
de competências e habilidades relacionadas ao pensamento crítico e à visão de mundo cidadã. Nessa transição, o
estudante sistematiza boa parte dos conhecimentos, lê e compreende os fenômenos do mundo e passa a argumentar com maior precisão.
Espaços de discussão e experimentação, esportes, estudos do meio e saídas pedagógicas ampliam e solidificam os conhecimentos que
vão, gradativamente, tornando-se mais complexos, integrados e sofisticados potencializando a autonomia do estudante que passa a
compartilhar valores e projetar desejos e aspirações.